ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 60-2


Poster (Painel)
60-2Solubilização de fosfato e colonização radicular por bactérias endofíticas de maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa)
Autores:TENÓRIO, F.A (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SANTOS, J.M.C (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; MONTALDO, Y.C (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; BRANDÃO, B.P.D. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SILVA, J.M (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; SANTOS, T.M.C. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; OLIVEIRA, J.U.L. (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

As bactérias endofíticas podem promover o crescimento e o desenvolvimento vegetal por diferentes mecanismos, inclusive a disponibilização de nutrientes para a planta. O estabelecimento bacteriano na rizosfera é uma condição fundamental para que o micro-organismo possa interagir com a planta, além disso, é necessário que a bactéria se espalhe ao longo da raiz. Objetivou-se verificar a capacidade de solubilizar fosfato inorgânico e colonização radicular de 21 isolados de bactérias endofíticas isoladas de maracujá amarelo. A solubilização do fosfato inorgânico foi realizada em meio de cultura sólido contendo fosfato insolúvel, e a presença de um halo claro em torno da colônia revelou as bactérias solubilizadoras. Foi mensurado o diâmetro do halo da colônia e calculado o índice de solubilização (IS) por meio da razão entre o diâmetro do halo e o diâmetro da colônia, e classificado como baixa (IS<2), média (23). Para colonização as sementes foram desinfetadas com solução de hipoclorito de sódio a 2,5 % por um minuto e depois lavadas com um litro de água destilada e esterilizada. Após serem tratadas, as sementes foram colocadas para germinar em GERBOX preto (sobre papel) filtro umedecido alumínio para que a germinação ocorresse no escuro. As sementes germinadas foram sejam imersas nas suspensões bacterianas por 10 min., transferidas para tubos de ensaio contendo Agar água 0,6%. A observação da colonização radicular foi feita visualmente 15 dias após a semeadura, considerando-se que a presença de colônia turva de aspecto esbranquiçado ao longo e em volta da raiz, demonstra a formação de colônia. Três isolados apresentaram índice de solubilização média com índices de 2.04, 2.32 e 2.63. Todos os tratamentos demonstraram resultados positivos quanto à capacidade de colonização de plântulas do maracujá amarelo. Um dos isolados (C15) demonstrou menor capacidade de colonização em toda raiz, limitando seu crescimento apenas à região do colo da plântula, e diferindo dos demais resultados.


Palavras-chave:  Rizosfera, Fosfato inorgânico, Promoção de crescimento